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Os passos da COPASA seguem ao lado dos de seus clientes, fornecedores e da comunidade. A diversidade dos públicos com os quais a empresa se relaciona faz da caminhada um aprendizado conjunto e eclético, na busca de uma sociedade mais justa e mais saudável e de um mundo melhor para se viver. A presença dos Meninos de Araçuaí nos espetáculos do Grupo Ponto de Partida promove um diálogo entre gerações e valoriza esses jovens talentos do Vale do Jequitinhonha. A inclusão social faz crescer, conjuntamente, pessoas e empresas com sonhos e expectativas diferentes, mas com a mesma vontade de seguir em frente.

A COPASA considera parceiros todos aqueles que fazem parte do seu negócio, especialmente fornecedores, clientes e a comunidade. Sendo o saneamento básico uma condição de desenvolvimento social, a atuação da COPASA contribui significativamente para o crescimento econômico e o desenvolvimento institucional dos entes com os quais se relaciona.


Com uma filosofia de parceria e cooperação, a Companhia mantém uma série de programas sociais e realiza importantes investimentos voltados para o desenvolvimento das comunidades sob influência de suas atividades e com as quais interage permanentemente.

 

A COPASA E SEUS CLIENTES

O bom relacionamento com seus clientes é uma prioridade para COPASA, como estabelecido em seu objetivo estratégico Elevar a Satisfação dos Clientes. A base desse bom relacionamento é a garantia de um serviço de qualidade aliada à abertura permanente para o diálogo.


Agências de Atendimento

A COPASA possui 762 agências de atendimento ao público no Estado de Minas Gerais, sendo pelo menos uma agência em cada localidade operada. Dessas, 18 agências são servidas pelo Sistema Integrado para Gestão de Atendimento (SIGA), que garante maior controle das atividades de atendimento ao cliente. Além de monitorar a qualidade e agilidade do serviço, o sistema gera um banco de dados que possibilita identificar desvios. Em 12 agências há terminais de autoatendimento que permitem ao cliente maior facilidade e rapidez na realização de serviços como emissão de 2ª via de conta, certidão negativa de débito, histórico de consumo e consulta de contas pagas.


Avaliação do Serviço de Abastecimento de Água e Imagem da COPASA

Essa avaliação é utilizada para medir objetivamente o grau de satisfação dos clientes quanto aos serviços da Companhia (regularidade do abastecimento, qualidade da água, reparo de vazamentos e manutenções em ruas, atendimento, preços cobrados) e comparar os serviços da COPASA aos de outras empresas prestadoras de serviços públicos numa determinada cidade.

A avaliação do serviço de abastecimento de água e imagem da COPASA, realizada com o apoio de agência de publicidade e de instituto de pesquisa, tem como objetivos:

  • identificar e avaliar as necessidades e seu grau de importância relativa;
  • avaliar os níveis de conhecimento, satisfação e confiança dos clientes em relação aos produtos e serviços da companhia;
  • avaliar a percepção da marca e reputação da COPASA;
  • ampliar e aprofundar o conhecimento do mercado.

Em 2011, a pesquisa foi realizada nos municípios de Itajubá, São Francisco e Sete Lagoas.

A avaliação da satisfação dos clientes também ocorre por outros meios, como, por exemplo, o Programa de Fidelização, ferramenta utilizada no acompanhamento das transações com clientes especiais e contratados das categorias industrial e comercial, e implica em visitas aos clientes, com o objetivo de estreitar o relacionamento, estabelecer interlocução confiável, identificar dificuldades, pendências e/ou gargalos de caráter comercial, administrativo ou operacional no contrato em vigor.


Central de Relacionamento com o Cliente

A Central de Relacionamento em Belo Horizonte disponibiliza três canais para o registro das demandas dos clientes. Por meio do Telefone 115 atendemos os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e parte de outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Montes Claros, Santana do Paraíso e Timóteo, no interior do Estado de Minas Gerais. Em 2011, foi disponibilizado um novo menu de opções, adotando uma fraseologia mais simples e interativa com os clientes. Essa nova configuração possibilitou oferecer aos clientes que telefonam para a Central de Belo Horizonte, a opção de gerar serviços de forma automática, com segurança e rapidez.

Outro canal de relacionamento é o Chat. As demandas são recebidas pelos atendentes da Central de Relacionamento, que utilizam respostas padrões para tornar o atendimento mais eficiente. Outra opção para registro de demanda é o e-mail, disponibilizado no site, opção Fale Conosco. Essas demandas são avaliadas e atendidas pelos técnicos da Central de Relacionamento.

O objetivo dessa Central é executar as ações relativas às atividades de relacionamento virtual e telefônico com os clientes, prestando informações, acolhendo e encaminhando suas demandas de serviços para os setores operacional e comercial da Companhia. Esses serviços incluem manutenção em redes de água e esgotamento sanitário; verificação de intermitência de abastecimento; solicitação de religação e informações de novas ligações de água e esgoto; verificação de débito; análise de consumo e solicitação de segunda via de conta.

Foi desenvolvido um projeto para centralizar todo atendimento telefônico em Belo Horizonte, de forma gratuita, 24 horas por dia, a todas as localidades atendidas pela COPASA e COPANOR. Esse projeto será implantado em três etapas e, até o final de 2012, todas as localidades estarão integradas à Central de Atendimento. A primeira etapa acontecerá em janeiro de 2012, onde 40% da população será contemplada. A segunda etapa acontecerá em agosto de 2012 para 17% da população e, em dezembro, com a terceira etapa, serão atendidos mais 43%.


Internet

Um importante meio de relacionamento da COPASA com seus clientes é o website da Empresa: www.copasa.com.br, que contém o Chat On line e o Fale Conosco, para envio de solicitações por e-mail. Na Agência Virtual, o cliente pode fazer consultas e obter serviços como: alteração de nome e endereço, análise e simulação do cálculo de contas, rede conveniada de bancos e outros agentes autorizados a receber contas, emissão de certidão negativa de débito, consulta de histórico de consumo, contas pagas, pagamento on line de contas, alteração da data de vencimento da conta, prazos de execução de serviços, religação de água, emissão de segunda via de contas e solicitação de correção de vazamento de água e esgoto.

Além disso, a COPASA utiliza as redes sociais na internet (twitter e blog) para disponibilizar informações sobre intermitências no abastecimento, obras e manutenções nas redes.


Ouvidoria

Atuando como mais um canal de comunicação da Empresa com a sociedade, a Ouvidoria da COPASA, recebe reclamações que não foram atendidas ou solucionadas satisfatoriamente por meio dos canais convencionais de atendimento (Fale Conosco, Agência Virtual, Telefone 115 e Pontos de Atendimento). A Ouvidoria recebe demandas ambientais e denúncias referentes a assuntos contábeis e de auditoria.

A Ouvidoria pode ser acionada por meio da internet, canal de acesso utilizado por 92% dos demandantes, carta ou fax, e interage com as demais unidades organizacionais buscando soluções efetivas para o demandante. Desde a sua implantação em 2007, foram registradas 7.396 solicitações, todas respondidas no prazo máximo de 15 dias a partir da solicitação.

Em 2011 foram recebidas e analisadas 2.253 solicitações. As respostas das solicitações são disponibilizadas na internet e são acessadas pelo demandante por meio de uma senha, garantindo agilidade e sigilo da informação.

A Ouvidoria disponibiliza mensalmente na intranet um relatório contendo dados estatísticos e considerações baseadas nas reclamações recorrentes dos clientes, possibilitando que as unidades envolvidas identifiquem as oportunidades de melhoria, por meio da análise do relatório, aprimorando a qualidade dos serviços e atendimento prestados.

Além disso, desde abril/2011, com o objetivo de identificar os fatores que interferem na qualidade do atendimento aos clientes e de demandas da comunidade da respectiva área de atuação, a equipe da Ouvidoria visita as unidades operacionais responsáveis por responder a maioria das demandas recebidas. A partir dessas visitas, são elaborados relatórios com o objetivo de ressaltar junto à direção da Companhia a situação dessas unidades operacionais que possam comprometer a gestão operacional.

Além de ser um canal de comunicação com o cidadão-cliente, a Ouvidoria é a gestora dos processos abertos pela Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (ARSAE-MG), acompanhando as demandas referentes à COPASA e à subsidiária COPANOR.


Pesquisa Dê sua Opinião

A Pesquisa Dê sua Opinião, depositada nas caixas de sugestões, avalia a qualidade dos serviços prestados aos clientes em todos os pontos de atendimento da COPASA, como agências e escritórios locais. Os formulários são recolhidos e as solicitações, reclamações ou sugestões são tratadas pelas unidades competentes, que encaminham as respostas aos clientes.


Pesquisa Pós-venda

Aplicada pelos distritos do interior e pela Central de Relacionamento com o Cliente, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após a execução das novas ligações de água e esgoto. Essa pesquisa objetiva verificar o cumprimento dos prazos estabelecidos, a sinalização do local da obra, o relacionamento do empregado/prestador de serviço com o cliente e a qualidade do serviço prestado.

 

Responsabilidade sobre o Produto

(GRI PR1; PR3) O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Laboratório Central, situado em Belo Horizonte, possui Certificação ISO 9001:2008, auditados pela British Standards Institution (BSI).

O Laboratório Central da COPASA, que possuía a certificação ISO 9001:2000 desde o ano 2000, vem, desde então, revalidando-a, semestralmente, na versão ISO 9001:2008, sendo a última obtida em dezembro de 2011. Além dessa certificação, também em dezembro de 2011, a auditoria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) realizou uma auditoria de reavaliação, cujo objetivo foi o de verificar a aderência dos procedimentos técnicos e os de sistema de gestão adotados pelo Laboratório Central com os requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. Essa avaliação faz parte do processo contínuo de manutenção da acreditação inicial obtida pelo Laboratório junto ao INMETRO, em 28 de janeiro de 2010, que concedeu o Certificado de Acreditação CRL 0474, que constitui a expressão formal do reconhecimento da competência técnica para realizar ensaios em amostras de água e esgoto, atendendo à Deliberação Normativa 167/11 do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) e a Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, que veio substituir a Portaria 518/04.

Para que os clientes comprovem parte dos resultados desse processo de análise, as contas de água trazem informações, explicações e valores de referência sobre cloro, cor, flúor, coliformes, turbidez, pH e escherichia coli. Também está disponível no website da COPASA o Relatório Anual de Qualidade da Água para todas as cidades atendidas.


Uma conta cada vez melhor

Desde 2010 a COPASA passou a entregar uma nova conta de água e esgoto, contendo mais informações aos clientes. O objetivo dessa mudança é demonstrar, de maneira ainda mais transparente, os serviços prestados pela Companhia.

Foram implantados o uso da unidade Litro como medida de consumo de água, o cálculo tarifário e a média diária de consumo. A divulgação de fotos de pessoas desaparecidas ganhou mais espaço, com quatro fotos, renovadas periodicamente.

Em 2011, novas informações foram introduzidas na conta visando torná-la ainda mais explicativa, tais como: consumo médio mensal do imóvel; um campo destinado a exibir a quantidade de unidades atendidas na categoria social, que complementa o bloco que exibe as demais categorias de uso; o identificador do usuário, código que representa um novo atributo cadastral que vincula o imóvel ao seu responsável; e um novo espaço para autenticação bancária, que garante compatibilidade com todos os agentes arrecadadores.

 

A COPASA E SEUS FORNECEDORES

A COPASA tem como princípio organizacional a parceria no relacionamento com seus fornecedores. A Empresa busca contribuir para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos e garantir a qualidade dos serviços e materiais adquiridos, além de observar práticas de responsabilidade socioeconômica e ambiental. Segundo o Código de Conduta Ética da Companhia, as relações com fornecedores de bens e serviços devem ser orientadas por critérios técnicos e profissionais, por princípios éticos, respeito às leis e às normas vigentes, visando o estrito atendimento às necessidades da Organização.
Os fornecedores que compõem a cadeia de suprimentos da COPASA são selecionados e qualificados por meio de editais públicos de licitação, com base na Lei Federal 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, Lei Federal 10.520/02 e Lei Estadual 14.167/02, que instituem a modalidade de licitação por pregão.


Aquisição de Materiais e Logística

Os materiais de custeio e manutenção, destinados à operacionalização da Companhia, são supridos pela unidade de apoio logístico, de forma automática para todas as unidades da COPASA. No sistema utilizado pela Companhia, foram selecionados cerca de 1.900 itens de maior relevância e consumo permanente, para os quais são efetuados o planejamento e a gestão de compras e estoques, com base em parâmetros definidos, atualizados trimestralmente, quando são definidos os pontos de reposição e consumos médios mensais. Para os demais materiais de custeio, de consumo esporádico, o planejamento da compra é feito pela própria unidade usuária. A partir de 2012, os materiais destinados ao crescimento vegetativo também serão adquiridos de forma automática, com base em parâmetros de consumo.

Materiais, produtos e equipamentos obsoletos são armazenados no almoxarifado que são selecionados para reaproveitamento ou disponibilizados para alienação. A partir de 2010, vem sendo incluída nos editais de licitação e contratos da Companhia a exigência de que o fornecedor retire, nos mesmos quantitativos a serem fornecidos, materiais usados e obsoletos do almoxarifado de bens inservíveis (por exemplo, pneus) para que lhes seja dada destinação adequada, buscando evitar a poluição ambiental. A partir de 2012, objetivando implementar esse procedimento, a COPASA contrata cooperativa para coletar lâmpadas e recolher outros materiais recicláveis como papéis, tubos de plástico, tubos de metais, pilhas, reatores, etc.

Para garantir a melhor qualidade dos materiais adquiridos, a Empresa iniciou a utilização de um programa no qual são verificados o processo produtivo, a capacidade técnica instalada, os sistemas de qualidade e de proteção ambiental dos fornecedores, com o objetivo de homologar seus materiais para que apenas aqueles que possuem a certificação possam participar dos processos licitatórios da Empresa.

A COPASA também promove o controle e a fiscalização do uso de reagentes e produtos químicos utilizados em seus diversos laboratórios, emitindo relatórios mensais para acompanhamento e controle pela Polícia Federal.

No que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica, a COPASA mantém uma rotina de avaliação periódica com comparação entre os preços praticados no mercado livre e os custos incorridos em suas compras no mercado cativo, o chamado preço de equilíbrio de energia.


Qualificação e Seleção de Fornecedores

A qualificação dos fornecedores para inclusão no cadastro de fornecedores da COPASA é realizada a partir da análise e aprovação da documentação exigida pelos editais públicos de licitação, conforme preceitua a legislação vigente.

Estão disponíveis no site da COPASA as informações necessárias para que os fornecedores possam se cadastrar, acompanhar sua situação cadastral e participar das licitações; também está disponível a Cartilha do Fornecedor, que apresenta aos fornecedores as formas de relacionamento com a Empresa, possibilitando a adequação com facilidade às regras de licitações e compras.

A seleção dos fornecedores é realizada pelas comissões de licitação, durante os processos licitatórios, mediante análise e verificação do atendimento das condições e critérios previstos nos editais e na legislação aplicável. A modalidade de licitação mais utilizada para a contratação de materiais e serviços é o pregão eletrônico, que agrega maior transparência, melhores condições de negociação com fornecedores, menor custo e maior agilidade na condução dos procedimentos. A COPASA possibilita o acompanhamento do pregão em tempo real, via internet, disponibilizando acesso a todas as informações e fases do processo, prática que confere transparência e confiabilidade ao certame.

A COPASA não adota política ou prática de preferência a fornecedores locais, dado que não pode estabelecer preferências, uma vez que suas contratações seguem os preceitos estabelecidos na Lei 8.666/93. No entanto, a Companhia observa em seus processos licitatórios o cumprimento da Lei Complementar 123/06, que estabelece direito de preferência para microempresas e empresas de pequeno porte. (GRI EC6)

A avaliação dos fornecedores é feita pela verificação do atendimento às especificações técnicas contidas nos editais e contratos e também por meio dos ensaios de controle de qualidade dos materiais. Para os fornecedores que apresentam desempenho adequado no cumprimento do contrato, a COPASA emite atestado de capacidade técnica, que possibilita sua participação em outros processos licitatórios.

A partir de janeiro de 2012, a COPASA vai avaliar seus fornecedores de materiais e equipamentos, a cada fornecimento, com base em dois critérios: cumprimento dos prazos de entrega e aprovação no controle de qualidade. Dessa forma, os fornecedores serão pontuados e, semestralmente, os dados serão compilados, gerando a nota final do fornecedor. Com isso, a COPASA medirá o desempenho de seus fornecedores, estimulando a manutenção ou elevação do seu padrão de qualidade, bem como identificando oportunidades de melhorias.

Desde 2002, são enviados relatórios mensais ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), informando as contratações efetivadas pela Companhia no período, especificando valores, fornecedores e materiais ou serviços contratados. As licitações e contratações são controladas pela COPASA, por meio da Procuradoria Jurídica e da Auditoria Interna; sob o controle da Auditoria Externa.


Compromissos dos Fornecedores e Prestadores de Serviços

A COPASA exige dos fornecedores a comprovação do cumprimento de obrigações trabalhistas e a apresentação de declaração de que não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e de que não emprega menor de 16 anos, salvo sob a condição de aprendiz e, nesse caso, que seja a partir de 14 anos. Esses e outros documentos são verificados durante o processo licitatório e na fase de habilitação pelas Comissões de Licitações e Pregoeiros. (GRI HR2)

A COPASA inclui nos editais e contratos firmados, cláusulas específicas que traduzem seus valores e princípios organizacionais, como agilidade na prestação dos serviços, qualidade, manutenção da imagem da Empresa, saúde e segurança dos empregados, uso sustentado do meio ambiente, responsabilidade social, entre outros, visando garantir o envolvimento e o comprometimento dos fornecedores com a sua cultura organizacional. A Companhia disponibiliza, juntamente com os editais, o mapa estratégico da Empresa, o Código de Conduta Ética e a norma interna de procedimentos referente à aquisição de materiais, obras e serviços. Para assegurar que essas e as demais condições contratuais sejam cumpridas, a COPASA submete os fornecedores e prestadores de serviços à fiscalização diária por parte dos seus fiscais e supervisores. Além disso, os técnicos de segurança e os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizam visitas de inspeção nas obras civis, de expansão e de crescimento vegetativo para averiguar se as questões relativas à segurança e à saúde dos prestadores de serviços estão sendo atendidas. Os fatores adversos identificados são informados aos gerenciadores dos contratos, para que sejam tomadas as devidas providências.



A COPASA E A COMUNIDADE
(GRI SO1)

Com o objetivo de promover o acesso da população aos serviços de água e esgoto, a Empresa desenvolve políticas que buscam melhorar as condições de saúde no Estado de Minas Gerais, além de atuar na preservação e recuperação dos recursos hídricos e do meio ambiente. Para tanto, promove o desenvolvimento e apoio a ações nos campos educacional, social, artístico e ambiental.


Saneamento, Desenvolvimento e Justiça Social

(GRI EC­8) Para a COPASA, direcionar programas e ações para garantir água e serviços de esgotamento sanitário aos segmentos mais carentes da população do Estado de Minas Gerais representa investir na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida.

Apadrinhamento: a COPASA oferece gratuitamente às entidades filantrópicas devidamente cadastradas na Ação Conta com a Gente o serviço de arrecadação mensal de contribuições de pessoas físicas e jurídicas por meio das contas de água/esgoto. Os valores arrecadados destinam-se ao pagamento dos serviços prestados às entidades pela COPASA. Caso haja excedente arrecadado, é creditado nas contas correntes bancárias das instituições.

Até o final de 2011, o programa contabilizava o cadastro de 393 entidades das seguintes categorias: abrigos, albergues, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), casas de passagem, casas lares, centros de recuperação para dependentes químicos, creches e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Programa de Descontos Progressivos: a COPASA concede descontos nas tarifas de água e esgoto para as Prefeituras Municipais (poder concedente), que estejam adimplentes com a Empresa. O percentual de desconto é definido em função do tempo de adimplência, e as prefeituras que pagam suas contas até a data de vencimento recebem descontos que variam de 10% a 50% no valor de suas faturas.

Com até 6 meses de pagamento em dia, o desconto é de 10%. De 7 a 12 meses, o desconto é de 20%. De 13 a 18 meses, 30%. De 19 a 24 meses, 40%, e acima de 24 meses, 50%.Até 2011, 391 prefeituras foram beneficiadas, que correspondem a 68,6% do total de prefeituras concedentes. Dessas, 257 receberam descontos de 50% no valor das contas.

Programa Solidariedágua: arrecada contribuições voluntárias de clientes da COPASA, diretamente nas faturas de água/esgoto, para quitação de débitos vencidos de entidades filantrópicas com a Companhia. Em 2011, 10 entidades foram beneficiadas com este programa.

Programa Vale Água: implantado em 2006, incentiva os moradores de aglomerados de Belo Horizonte a trocarem latas de alumínio e garrafas pet por descontos na conta de água.

A troca do material reciclável é feita no Posto Avançado de Atendimento da COPASA, no próprio aglomerado, por meio de um procedimento simples: o cliente dirige-se ao posto, pesa o material e recebe seu comprovante. O desconto é efetivado na próxima conta. Qualquer morador pode participar do programa, independentemente do tipo de imóvel (residencial ou comercial, igrejas, associações etc.).

Os objetivos da COPASA com o Vale Água são: beneficiar seus clientes de baixa renda ao promover uma redução do valor da conta de água, assegurando o acesso aos serviços básicos de saneamento a uma população cada vez maior; criar consciência ambiental de reciclagem; diminuir o volume de lixo lançado nos cursos d’água e no meio ambiente e, consequentemente, reduzir as enchentes e a incidência de doenças de veiculação hídrica.

O programa está presente em seis aglomerados de Belo Horizonte. Em 2011, recebeu 3.489,77 kg de latas de alumínio e 38.902,57 kg de garrafas pet.

Subvenção a Entidades Filantrópicas: a COPASA é parceira das entidades filantrópicas mineiras desde 1979 por meio do programa de concessão de subvenção, ao qual pode destinar até 0,6% de seu faturamento mensal.

Em 2009, o Programa de Subvenção foi adaptado para se adequar à Ação Conta com a Gente, realizada em conjunto com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEDESE) e Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS). Desde então, a COPASA mantém três tipos de benefícios às entidades filantrópicas: Subvenção e Apadrinhamento, vinculados à Ação Conta com a Gente e o programa Solidariedágua.

Em 2011, 750 entidades filantrópicas foram beneficiadas com descontos nas tarifas de água e esgoto até o limite da demanda contratada. Para as entidades cadastradas na Ação Conta com a Gente a subvenção representa desconto de 25% nas tarifas. Para os hospitais filantrópicos vinculados ao programa Solidariedágua, o desconto é de 50%.

Tarifa Social: a Tarifa Social é uma tarifa reduzida, criada em 1994, exclusiva para os clientes da categoria residencial que moram em imóveis com área construída de até 44 m² e com consumo de até 15 m³/mês.

Com a Resolução Normativa 004/2011 da ARSAE-MG, a Tarifa Social passou a ser considerada como uma nova categoria de clientes denominada Social. Além disso, com aplicação do reajuste tarifário em 2011, a Tarifa Social passou a representar aproximadamente 50% da tarifa residencial.

Em 2011, 320.085 residências (média/mês) foram beneficiadas pela tarifa social com abastecimento de água e 205.476 residências (média/mês) com esgotamento sanitário.


Saneamento Rural
(GRI SO5)

A COPASA realiza por meio de convênios e/ou contratos ações do Governo do Estado de Minas Gerais o atendimento a pequenas localidades carentes de infraestrutura sanitária, promovendo a melhoria da qualidade de vida e da saúde dessas populações implantando sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos. São diversos programas sociais em comunidades rurais, sedes municipais, projetos de assentamentos agrícolas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA MG) e escolas estaduais, realizados pela COPASA por meio da captação de recursos externos e internos, efetivadas por convênios e/ou contratos.

Entre as diversas iniciativas, se destacam:

  • Programa Água nas Escolas;
  • Programa PróÁgua Nacional;
  • Programa Saneamento Básico: mais saúde para todos;
  • Saneamento em Postos de Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda.

Apoios e Patrocínios

Recursos liberados pela Empresa por meio das Leis de Incentivo a Cultura, ao Esporte e pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA)

A disposição para atuar em ações e atividades que contribuam com a sociedade e que reafirmem o compromisso da COPASA com os mineiros, a Companhia está presente nos principais eventos realizados no Estado de Minas Gerais com patrocínios, apoios e ações institucionais, além da distribuição de copinhos de água. Entre as realizações do ano, merecem destaque o Dia Mundial da Água, realizado em março, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado em junho.


Projetos aprovados por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) em 2011

O valor total destinado foi de R$ 3.000.000,00:


Cena Minas

O Prêmio Estado de Minas de Artes Cênicas (Cena Minas) é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani. O projeto tem como objetivo incentivar e fortalecer as produções cênicas no Estado de Minas Gerais nas áreas de  teatro, dança e circo, garantindo a  manutenção de espaços, fomentando a formação do público e  gerando  melhores condições de trabalho. Dessa forma, o Cena Minas abre para a população mineira novas oportunidades de crescimento cultural, acesso à informação, intensifica a política da COPASA de promover a arte, a cultura e a cidadania.

Em suas últimas edições, o prêmio contemplou cerca de 110 projetos em todo o Estado de Minas Gerais. A premiação para os projetos selecionados é de R$ 1,11 milhão, sendo dividida em três categorias:

  • manutenção de espaços de grupos de teatro e dança: voltado para o desenvolvimento artístico de grupos, estímulo à pesquisa no âmbito das artes cênicas e criação de polos de atividades artísticas e culturais no Estado;
  • formação de público: com vistas à realização de apresentações de dança e teatro para alunos e professores da rede pública estadual de ensino, para que se crie o hábito de frequentar espetáculos, fortalecendo o elo entre cultura e educação; e
  • equipamentos e materiais para circos: voltado para a manutenção de equipamentos, lonas, figurinos e outros.

 Lendas do Sertão - Cultura e Arte no Rio São Francisco

O estilista belo horizontino Ronaldo Fraga realizou a exposição interativa Lendas do Sertão que retrata a cultura popular dos ribeirinhos do Rio São Francisco. A exposição cultural tem ênfase na valorização da cultura popular, na preservação da memória e riquezas naturais como instrumentos de valorização da educação e da consciência em relação aos cuidados com o meio ambiente, no regaste da história e tradições presentes ao longo do Rio São Francisco e na moda enquanto instrumento cultural.

A mostra é composta por instalações plásticas de arte contemporânea, divididas em 13 ambientes, onde o visitante navega pelas águas da exposição, desde a foz até a nascente, passando pelas lendas, religiosidade, cheiros, sabores, música e costumes das cidades ribeirinhas.  A exposição passou pelas  principais capitais do país, com público aproximado de 80 mil visitantes em cada localidade.


Orquestra Jovem de Contagem

Fundada há 13 anos, a Orquestra Jovem de Contagem é fruto de um projeto que utiliza a arte, a cultura e a educação para promover o desenvolvimento humano. O projeto visa o resgate da cidadania e a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de baixa renda de Contagem, explorando o potencial para formação musical, intercâmbios culturais nacionais e internacionais.

Realizada pelo segundo ano consecutivo em Belo Horizonte, a 2ª Cantata de Natal da COPASA reuniu milhares de pessoas na Praça da Liberdade, no dia 22 de dezembro de 2011. A Cantata envolveu também a participação de vozes do Coral Infantil Gotas da Canção (do Programa Além dos Muros) e do Coral COPASA.


Projeto FEMIART- 9ª Feira de Artesanato de São João Del Rei e Tiradentes

Trata-se de um projeto anual de desenvolvimento artístico, cultural e musical, além de promover a integração entre as cidades mineiras e de outros estados. A feira se destaca pela qualidade e diversidade dos produtos artesanais comercializados. Participam mais de 300 expositores do Estado de Minas Gerais em 150 estandes. Outras atividades realizadas foram atrações culturais, oficinas gratuitas de artesanato, danças indígenas e indianas, shows musicais, comidas e pratos típicos, contando com a presença de 25 mil pessoas, aproximadamente, em 4 dias.


Projeto Teatro da Cidade – Morte e Vida Severina

Um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, o espetáculo é baseado na obra de João Cabral de Melo Neto e traz canções de Chico Buarque. A peça conta a história de migrantes nordestinos que deixaram o sertão e foram para as regiões sudeste e sul em busca de vida digna. A montagem conta com 15 artistas no palco, interpretando mais de 50 personagens, em figurinos inspirados na obra de Portinari. O espetáculo foi visto por mais de 10 mil espectadores em 3 meses de apresentação.


Ações Culturais

Dos projetos culturais que contaram com apoio ou patrocínio da COPASA em 2011, merecem destaque:


Concertos no Parque

Por meio da parceria  existente há 6 anos entre a COPASA e a Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, são realizadas apresentações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em concertos públicos no Parque Municipal Renné Gianetti, o que já virou uma tradição cultural no Município de Belo Horizonte. Cada concerto conta com um público diverso e superior a 4 mil pessoas, oriundos de todo Estado de Minas Gerais, frequentadores da Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena e do Parque Municipal, em Belo Horizonte. A participação da COPASA se dá com o fornecimento e distribuição de copos de água, instalação do carro pipinha, além de chamadas durante o intervalo das apresentações, com mensagens voltadas para a preservação do meio ambiente.


Cooperativismo e Arte nos Parques

Promovido pelo Sistema do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, esse projeto busca integrar e valorizar a filosofia cooperativista por meio da cultura e lazer, com apresentações artísticas em parques. O público estimado é de 2 mil pessoas por evento, para as quais a COPASA distribui água tratada por meio de copinhos envasados e pipinha.


Exposição do Artesão

A COPASA apoia há 6 anos a Exposição do Artesão, em comemoração ao Dia do Artesão, 19 de março, que contribui para o resgate das tradições históricas do Estado de Minas Gerais, evidenciando a cultura e o artesanato. Um convênio firmado entre a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a COPASA e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MG) permitiu a realização do evento. Em 2011, a exposição “O Risco do Bordado”, trouxe bordados produzidos por artesões de diversas regiões do Estado de Minas Gerais e raridades pertencentes a coleções particulares.


Galeria de Arte COPASA

Instalada no saguão de entrada do edifício sede da COPASA, trata-se de um espaço destinado a divulgar os novos talentos das artes plásticas e visuais e também para reverenciar os grandes mestres no Estado de Minas Gerais, com uma programação regular de exposições, que são definidas por concorrência pública, por meio de edital. A duração média das exposições é de 35 dias. Em 2011, foram realizadas cinco exposições, com uma média de público beneficiado de 3.000 pessoas.


Programa de Integração e Contribuição Social Além dos Muros

Desenvolvido em parceria com moradores das vilas Pedreira Prado Lopes, Senhor dos Passos e instituições públicas e privadas atuantes nessa região do Município de Belo Horizonte. Em conjunto com a comunidade da Vila Senhor dos Passos, o Programa apoia as atividades da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), ligada ao Núcleo de Apoio à família (NAF). Merece destaque o Projeto Coral Infantil Gotas da Canção, grupo de canto composto pro 55 integrantes, com idades entre 6 e 11 anos, muitos pertencentes a famílias carentes localizadas nos bairros Lagoinha, Santo André e comunidades da Pedreira Prado Lopes e Vila Senhor dos Passos. Em 2011, participou dos seguintes eventos: Dia das Mães/Distrito de Belo Horizonte Norte, 4 Cantos Coral Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) / Praça da Assembleia, FestiVelhas/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dia dos Pais/Hospital Odilon Behrens, Festa da Família/Escola M. Honorina de Barros, Dia do Administrador/Hotel Platinum, Festival Internacional de Corais/ Casa do Baile, Recital de Natal/Minas Shopping e Igreja de São Cristóvão e 2.ª Cantata de Natal da COPASA/Praça da Liberdade.


Vamos ao Museu?

Trata-se de um programa de visitas orientadas a museus e centros culturais  com estudantes da rede municipal e estadual dos municípios de Belo Horizonte e de Nova Lima, de forma a aproximar os participantes (alunos e professores) do patrimônio artístico-cultural. As visitas são orientadas por educadores e estagiários devidamente treinados sobre os temas das exposições escolhidas para visitação,  inclusive  com orientações sobre a metodologia a ser aplicada. Todas as visitas são avaliadas, e uma visita do mês é destinada a pessoas da comunidade do entorno das escolas participantes do projeto. O patrocínio concedido pela COPASA contemplou as escolas existentes no Bairro Jardim Canadá, no Município de Nova Lima.


Ações Ambientais

Em 2011, mantendo sua política de incentivo à preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, a COPASA concentrou suas ações nos dias comemorativos à Água (22 de março) e ao Meio ambiente (5 de junho).


Cuidando dos Cursos d’Água

Em 2011 foi promovida a limpeza e retirada do lixo da orla do lago da represa Vargem das Flores. A COPASA deu apoio à equipe de escoteiros, alunos das escolas locais e Prefeitura, com camisas, lanches e um barco para a realização da coleta. Localizado em Betim e Contagem, o Sistema Vargem das Flores compõe o Sistema Integrado da Bacia do Rio Paraopeba, responsável pelo abastecimento de 50% da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nas localidades de Água Comprida, Capinópolis, Frutal e Veríssimo, foram recuperadas áreas de preservação permanente. Em Frutal, a COPASA participou da limpeza das margens e dos mananciais Córrego Vertente Grande e Ribeirão Frutal. Em Itapagipe e Planura foi realizado um evento de conscientização e retirada de resíduos sólidos das margens do Rio Grande.


Dia do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a COPASA reforçou a Campanha Água da Gente ressaltando o convite voltado para a preservação das matas, reciclagem de materiais orgânicos e inorgânicos e descarte indevido do óleo nas redes de esgoto e cursos d’água. Nesse sentido, no dia e mês do meio ambiente a COPASA estimulou o cuidar da água, especialmente no que se refere ao descarte do óleo de cozinha nos cursos d’água. Foram programadas oficinas de transformação do óleo usado em sabão doméstico, em todo o Estado de Minas Gerais, trabalhando a formação de multiplicadores. Outro evento onde a campanha foi lançada é o FestiVelhas Manuelzão 2011 - Arte e Transformação, promovido pelo Projeto Manuelzão em parceria com a COPASA.  No campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, houve a apresentação do Coral Infantil Gotas da Canção (do Programa Além dos Muros), acompanhada de várias atividades culturais, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a discussão sobre a relação entre cultura, sociedade e meio ambiente.

Um grupo independente de moradores do Bairro Santo Antônio, no Município de Belo Horizonte, onde está localizada a sede da COPASA, propôs um trabalho de reconhecimento do caminho da água, com o objetivo de mostrar a complexidade dos procedimentos operacionais referentes ao saneamento, desde a captação no rio, tratamento, reservação e transporte até cada residência. De forma semelhante, a água usada (esgoto) é recolhida, transportada, tratada e retorna ao rio. Todo este ciclo foi mostrado para a comunidade, num projeto que começou em novembro de 2010 e culminou no final junho de 2011, mês do meio ambiente. O Projeto Água da Rua estabeleceu parcerias importantes com escolas, associações de bairro, entidades religiosas movimentos, organizações ambientalistas, comércio, instituições públicas e privadas, em um leque diversificado de atividades: educação ambiental, oficinas de arte, manutenção do blog, marcação das ruas e pintura de muros, distribuição de adesivos e cartões, exposição de banners informativos, culminando no Cortejo da Água com cerca de 400 pessoas que desfilaram ao som do Tambor Mineiro.

A COPASA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a Vallourec & Mannesmann Tubes, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça/Instituto Estadual de Florestas e o Corpo de Bombeiros, organizou uma série de atividades de conscientização sobre preservação ambiental durante as comemorações dos dias da Água, Meio Ambiente e da Árvore, realizadas no Centro de Estudo Ambientais Barreiro: palestras, caminhadas ao longo do córrego do Barreiro, gincana, Show Chuá, com distribuição de camisetas, bonés e squeezes.


Dia Mundial da Água

Em 2011, com base na premissa “Quem ama cuida”, a Companhia deflagrou em todo o Estado de Minas Gerais uma campanha de amor à água, o projeto denominado Água da Gente, com uma programação especial para a semana com ações entre os dias 19 e 27 de março, em todas as regiões do Estado de Minas Gerais, convidando as pessoas a refletir sobre a importância da água.

A abertura oficial das comemorações do Dia Mundial da Água aconteceu dia 20 de março, no Mercado Central do Município de Belo Horizonte, com a apresentação do musical Canção para as águas, realizada pelo Coral COPASA. Além disso, para estimular governo, empresas, instituições e cidadãos em relação ao uso consciente da água, a Empresa patrocinou e apoiou debates, palestras, feiras, exposições, blitz educativas, shows, movimentos cidadãos, caminhadas ecológicas e mutirões de limpeza de cursos d’água.

Para tanto, foi criado um hotsite para registrar e postar gestos de amor, por meio de fotos, filmes e relatos de mudança de atitudes. O projeto contou com a adesão de várias entidades de classe, instituições de ensino, clubes esportivos, supermercados e shoppings para ajudar na propagação dessa iniciativa. O objetivo da COPASA foi promover uma reflexão sobre a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos, destacando os impactos do crescimento urbano e dos eventos provocados pelas mudanças climáticas.

O material institucional foi utilizado em eventos de sensibilização no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de envolver todas as partes interessadas, que foram abordadas nas estações do metrô, nos aeroportos, em escolas, comércio, praças públicas, em jogos de futebol, etc.
                                                                                                                 
No Município de Betim, a COPASA celebrou o Dia da Água com a realização de um seminário aberto à comunidade acadêmica e à sociedade betinense, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas e com o fórum local da Agenda 21. Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores, técnicos da COPASA e da Prefeitura de Betim, participaram das palestras sobre revitalização do Rio Betim, estações de tratamento de esgoto de Betim, leis de pesca, cadastro e georreferenciamento das nascentes e fiscalização dos recursos hídricos, que foram ministradas por especialistas desses temas.

Em Mateus Leme, foi promovida a revitalização da nascente da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Serra Azul, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e as Secretarias Estaduais de Educação e Meio Ambiente. Nessa iniciativa, foram plantadas mudas de espécies nativas por alunos da escola local.


UFMG Jovem

A COPASA esteve presente na XII UFMG Jovem e na V Feira de Ciências da Educação Básica de Minas Gerais (FECEB-MG), conferência de apresentação de trabalhos técnicos e científicos de diferentes instituições educacionais de todo o Estado de Minas Gerais. O evento aconteceu entre os dias 19 a 21 de outubro, na praça de serviços da universidade. Alunos e professores das escolas da educação básica do Estado de Minas Gerais participaram da feira com a apresentação de trabalhos nos formatos de mostra, banners digitais, oficinas e apresentações culturais.

Na edição deste ano, a UFMG Jovem e a FECEB-MG apresentaram a amplitude e a interconexão de diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista a diretriz da Assembleia Geral das Nações Unidas para o Ano Internacional da Química. A COPASA, por meio do Programa Chuá de Educação  Sanitária e Ambiental, concedeu o prêmio especial Amigo das Águas aos três melhores trabalhos que relacionaram a química com a sustentabilidade, os recursos hídricos e a preservação ambiental. Os ganhadores receberam um conjunto de material didático do Programa Chuá, certificado, placa de menção honrosa e visitaram o aquário temático do Rio São Francisco, da Fundação Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte.


Ações Esportivas

A COPASA busca incentivar a prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua. Em 2011, a Companhia participou de grandes competições realizadas no Estado de Minas Gerais, contribuindo com a liberação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínios institucionais, doações de copinhos de água e com a instalação de túneis refrescantes para os atletas e o público presente.

Patrocínios concedidos com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte em 2011:
O valor total destinado foi de R$ 750.000,00


II Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

Realizada na região da Pampulha, com percurso de 21Km e 5km, essa iniciativa contou com a participação de, aproximadamente  2.000 atletas, sendo 23 corredores da equipe da COPASA. A COPASA ajudou no desempenho de todos os atletas, com a distribuição de 70 mil copos de água e na instalação de dois túneis geradores de vapor, para hidratar e refrescar os competidores ao longo dos percursos de 21 km e de 5 km. A segunda edição da Meia Maratona foi decorada com os principais pontos turísticos da capital mineira, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, o Parque Guanabara, o Museu de Arte e o Jardim Zoológico, que fez parte do trajeto das provas de 21 km. 


4ª Meia Maratona da Linha Verde

Em 2011 a COPASA foi uma das apoiadoras da 4ª Meia Maratona da Linha Verde, que reuniu as principais estrelas do atletismo brasileiro e colocou a capital mineira no calendário esportivo internacional, foram 21 km e 5 Km de provas.  A COPASA foi a responsável pela hidratação dos 7.000 competidores e da população presente ao evento, por meio do fornecimento de 140 mil copos de água.


13ª Volta Internacional da Pampulha

A COPASA apoiou a tradicional corrida realizada em dezembro, com a distribuição de 124 mil copinhos d’água envasada para os 12.000 atletas participantes. Em diversos pontos da corrida, foi instalada uma tenda bar e um túnel refrescante na chegada dos atletas, além de distribuição de água do pipinha para os torcedores presentes no evento.


Circuito das Águas

Realizada em quatro etapas, o circuito aborda os quatro elementos da natureza, que são a água, terra, fogo e ar. A corrida contou com o apoio da COPASA na distribuição de 48 mil copos de água envasada para os atletas e público total de mais de mil pessoas que largaram da orla da lagoa, no Município de Lagoa Santa.

 
Corrida Energia Vital

A Corrida Energia Vital tem três modalidades e envolveu cerca de 3.000 participantes. A COPASA disponibilizou 25 mil copos de água, montando o túnel refrescante na linha de chegada e postos de hidratação para os atletas, além da tenda bar para os populares que estavam na Praça Nova Pampulha, ponto de partida e chegada.


Formação de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte

Patrocinado pela COPASA pela quarta vez, o Projeto Formação de Atletas por Meio da Integração das Ciências do Esporte, do Minas Tênis Clube, objetiva a promoção de jovens talentos esportivos. O projeto fornece toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento esportivo e humano desses jovens, tal como escola, moradia, alimentação, plano de saúde, dependências adequadas para treinamento, material e técnicos especializados, preparação física e a participação nos principais campeonatos locais, nacionais e internacionais.

O projeto tem como público alvo cerca de 1.000 atletas, crianças, jovens e adultos, na faixa etária de 6 a 19 anos, associados do Clube e integrantes da comunidade esportiva estadual e nacional, com habilidades técnicas apropriadas ao desenvolvimento das modalidades esportivas de basquetebol e futsal masculino; ginástica artística, ginástica de trampolim; judô; tênis, natação e voleibol masculino e feminino.


Natação Paraolímpica

O projeto proporciona a atletas com deficiência visual a prática de natação paraolímpica. Oferece oportunidades de treinamento, competição e assistência psicológica, nutricional e fisioterápica, permite a participação em eventos nacionais e internacionais.


ONG Tênis Para Todos

Trata-se de instituição cuja finalidade é o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, por meio da prática do tênis olímpico e paraolímpico. O objetivo maior dessa ação é promover a inclusão social e o exercício da cidadania. A entidade é considerada referência no Brasil no desenvolvimento do tênis em cadeiras de rodas e na preparação de atletas para competições de alto rendimento. A ONG desenvolve atividades em vilas, escolas, universidades, totalizando cerca de 800 atletas.


Ações Sociais

A COPASA esteve presente em diversos eventos de apoio social, especialmente aqueles ligados à inclusão social, exercício da cidadania, qualidade de vida e saúde.

 Para apoiar as vítimas de tragédias, a COPASA enviou, em janeiro 2011, 39 mil copos de água envasada para as vítimas das chuvas em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Para dar suporte às cidades mineiras vítimas das chuvas no final de outubro a dezembro de 2011, foram enviados mais de 140 mil copos de água envasada para a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC-MG).


Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) 2011

O valor total destinado foi de R$ 750.000,00.


PROMOVENDO CIDADANIA

Polos de Cidadania

O Polos de Cidadania é um programa de pesquisa e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltado para a efetivação dos direitos humanos. Criado em 1995, o programa trabalha pela construção da cidadania e busca a emancipação das comunidades. O programa, por meio do Projeto Núcleo de Mediação e Cidadania, promove a constituição e formação de espaços públicos dotados de recursos humanos, metodológicos e logísticos capazes de possibilitar ao cidadão de comunidade de baixa renda o acesso à justiça por meio de mediação extrajudicial. A partir da prática cotidiana, da participação efetiva dos membros das comunidades nessa mediação e da prevenção de seus problemas e conflitos, o programa busca como produto final o fortalecimento de uma cultura baseada nos ideais da democracia plena e cotidiana.

A COPASA apoia o programa Polos de Cidadania contribuindo financeiramente para a manutenção e funcionamento do Núcleo de Mediação e Cidadania no Aglomerado da Serra e em Santa Lúcia, situados no Município de Belo Horizonte.


Programa CONFIA EM 6%

O CONFIA EM 6% é um programa que incentiva os empregados da COPASA a destinar parte do seu imposto de renda devido ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), o qual é um dos meios fundamentais para a viabilização das políticas de atendimento à população infanto-juvenil preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os recursos arrecadados na Campanha 2011 beneficiarão crianças e adolescentes de 40 municípios mineiros, essas doações totalizaram R$ 592.110, representando um aumento de 34% em relação à arrecadação do ano anterior. Considerando a edição de 2010, o número de doadores cresceu 49%, totalizando 841 empregados.

A COPASA tem conquistado o reconhecimento público em virtude de suas ações no campo do desenvolvimento social e das práticas que a qualificam como empresa cidadã e socialmente responsável.  Esse reconhecimento é traduzido de diversas formas, como pelos agradecimentos e homenagens dirigidos à Empresa em função da destinação de parte do imposto de renda devido, dos empregados e empresarial, aos Fundos da Infância e da Adolescência, contribuindo para o financiamento de projetos de assistência ao público infanto-juvenil e ajudando a propiciar melhores condições de vida e de futuro a crianças e adolescentes carentes em todo o Estado de Minas Gerais. Entre as homenagens recebidas pela Empresa, destacam-se:

•    certificado “Empresa Solidária”, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos de Minas.
•    homenagem da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Domingos do Prata, prestada por ocasião da solenidade de comemoração dos 15 anos da entidade, incluindo uma placa de agradecimento (afixada na quadra esportiva) aos empregados da COPASA que contribuíram com suas doações;
•    homenagem do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Prefeitura Municipal de São Francisco, outorgando à empresa o título de “Empresa Amiga da Criança”;
•    placa de agradecimento da Associação de Promoção Humana Divina Providência, no Município de Belo Horizonte;
•    selo “Empresa Amiga do Hospital da Baleia”, de Belo Horizonte, concedido à COPASA pelo segundo ano consecutivo;

O desempenho do programa, desde a sua instituição, é representado nos gráficos a seguir:

Conselhos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes contemplados em 2011:


Programa Fica Vivo!

O Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo! foi criado em 2003, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de intervir na realidade social antes que o crime aconteça. A partir de ações que combinam repressão qualificada e inclusão social, o Fica Vivo! conseguiu reduzir em até 50% os índices de homicídios nas regiões atendidas.

Entre outras ações, o Programa faz acompanhamento especializado e oferece diversas oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes em áreas que concentram indicadores elevados de homicídio. A COPASA é parceira dessa iniciativa por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS-MG) e contrata, anualmente, 20 aprendizes indicados pela Secretaria e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI MG).


Reintegração de Albergados à Sociedade

Em parceria com o Poder Judiciário, a COPASA contribui para a recuperação de detentos albergados, dando-lhes a oportunidade de se reintegrar à sociedade e recomeçar uma nova vida. A participação da Empresa se dá por meio da contratação desses indivíduos para trabalharem em suas unidades operacionais. No trabalho, recebem equipamentos de segurança e, após treinamento sob orientação de empregado da COPASA, desenvolvem atividades tais como: pintura, capina, carga e descarga, limpeza de depósitos e pátios de almoxarifados, serviços de jardinagem e operacionais, entre outros. Os albergados são acompanhados pelos encarregados dos sistemas operacionais e cumprem o horário de expediente local, sendo a frequência controlada por meio de registro em folha de ponto. A remuneração consiste em um salário mínimo.