Mensagem
do Diretor Presidente
(GRI 1.1)

A COPASA tem como objetivo primordial a consolidação do crescimento sustentável, para o qual converge seu planejamento estratégico, dando ênfase ao relacionamento com suas partes interessadas no cenário econômico e socioambiental em que está inserida. Nesse sentido, a Empresa apresenta bom desempenho no atendimento ao seu plano de expansão, em todos os aspectos, caracterizado pelo cumprimento das metas estabelecidas e pelo aprimoramento dos processos e procedimentos que sustentam o seu negócio, visando o reconhecimento definitivo como referencial de excelência empresarial. Esse esforço possui como foco a contribuição para buscar a universalização dos serviços de saneamento básico.

Os resultados obtidos com a implantação do Projeto Gestão Classe Mundial demonstram que a Empresa está no caminho certo. Em 2011, essa certeza se consolidou com a conquista de mais um prêmio inédito entre as companhias de saneamento do Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental: o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) na categoria Platina, Nível III, pela gestão de toda a Empresa. As diretorias operacionais da COPASA também conquistaram troféus do PNQS. A Diretoria de Operação Centro-Leste, criada em 2011, e a Diretoria de Operação Sudoeste foram contempladas com o Troféu Platina, enquanto que a Diretoria de Operação Norte, que já havia conquistado esse troféu em 2010, recebeu o maior de todos os prêmios do setor, o Troféu Diamante, no Nível IV.

Representando esses resultados em números, verificamos que, em 2011, a população atendida com abastecimento de água aumentou em 457 mil pessoas no ano de 2011, representando um incremento de 3,5% em relação a 2010. Quanto aos sistemas de esgotamento sanitário, a evolução foi ainda mais significativa, com um incremento de 516 mil usuários, totalizando 8,3 milhões de habitantes beneficiados e representando um acréscimo de 6,7% da população atendida no Estado de Minas Gerais, em 2011. Nesse ano, os investimentos totalizaram R$ 683 milhões, montante aplicado, principalmente, em sistemas de abastecimento de água, que receberam R$ 270,5 milhões, e em sistemas de coleta e tratamento de esgoto, contemplados com R$ 390,6 milhões.

Desde a adesão, em 2006, ao nível mais elevado de governança corporativa da BM&FBOVESPA – o Novo Mercado –, a COPASA apresenta considerável melhoria dos seus indicadores operacionais: a população atendida com abastecimento de água passou de 11,2 milhões, em fevereiro de 2006, para 13,6 milhões em dezembro de 2011, apresentando um crescimento de 21,4%. Em relação ao esgotamento sanitário, a evolução foi de 48,2%, passando de 5,6 milhões para 8,3 milhões de pessoas atendidas com esse serviço. O volume de esgoto tratado pela Companhia, em 2006, era de 75,9 milhões de metros cúbicos, aumentando para 182,2 milhões de metros cúbicos em 2011, o que indica um salto de 140,1% no volume tratado.

Atenta às necessidades e expectativas da população e demais stakeholders, assim como às condições e aos recursos necessários para garantir a perenidade do seu negócio de forma sustentável, a COPASA vem aprimorando seus processos e procedimentos e, pela segunda vez consecutiva, compõe a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBOVESPA. A adoção dos preceitos de governança corporativa que norteiam a Empresa levaram-na a compor o indicador da BM&FBOVESPA, o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT), que analisa o desempenho de papéis emitidos por empresas que voluntariamente adotam padrões diferenciados de governança.

Mantendo cultivado o vínculo com seus colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, governo, e investidores, a COPASA segue no propósito de vencer os desafios que se apresentarem, garantindo a melhoria da qualidade de vida da nossa população e contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e do Brasil.

Ricardo Augusto Simões Campos