Mensagem do Presidente
do Conselho de Administração
(GRI 1.1)

Os princípios que norteiam a atuação da COPASA sustentam o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, pautado no respeito ao meio ambiente e às expectativas e necessidades dos seus stakeholders e da sociedade em geral, por meio de uma gestão responsável e da oferta de serviços de qualidade. Outro fator imperativo que se apresenta é a necessidade de universalização dos serviços de saneamento básico, objetivo para o qual a Empresa empresta significativa contribuição e representa uma forma consistente de atestar sua contribuição para a inclusão social, garantindo melhores condições de saúde para a população.

A Empresa vem desenvolvendo um significativo esforço no sentido de ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, com investimentos da ordem de R$ 683 milhões. Em 2011, a COPASA ampliou o atendimento e assegurou a qualidade dos serviços nas áreas onde já atuava, renovando as concessões para abastecimento de água em 15 sedes municipais. Por outro lado, expandiu seu mercado de atuação obtendo novas concessões para abastecimento de água nos municípios de Passabém, Passa Vinte, Prudente de Morais, Santana do Deserto e Santo Antônio do Itambé. No setor de esgotamento sanitário foram assinados novos contratos para desenvolvimento de programas nos seguintes municípios: Além Paraíba, Caldas, Cataguases, Divinópolis, Inhapim, Leandro Ferreira, Passabém, Perdões, Prudente de Morais, Resplendor, Santo Antônio do Itambé e Timóteo. Com a renovação e assunção desses novos compromissos, a COPASA encerrou o ano de 2011 contabilizando um aumento no número de municípios atendidos, passando para 620 cidades servidas com abastecimento de água e 225 com serviço de esgotamento sanitário.

Atenta às necessidades de desenvolvimento das regiões menos assistidas do estado, a empresa, por intermédio da subsidiária COPANOR, assumiu novas concessões nessas áreas, passando a operar os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Bertópolis, Botumirim, Catuji, Itaipé, Mendes Pimentel, Pescador, Ponto dos Volantes e São Félix de Minas.

Com o planejamento estratégico e o emprego das modernas práticas de governança e gestão, a Empresa busca a máxima eficácia na preservação dos mananciais e do meio ambiente e na utilização dos recursos naturais, aliado à constante preocupação de desenvolver ações de conscientização dos usuários quanto ao uso racional da água.

Entendemos que somente uma empresa sólida econômica e financeiramente, com baixos índices de perdas e de inadimplência, e com geração consistente de caixa, pode ter acesso aos financiamentos essenciais para a realização dos investimentos necessários ao cumprimento de seus objetivos.

No exercício de 2011,  a COPASA conquistou expressivos resultados financeiros, tendo apresentado um crescimento de 8,58% na sua receita líquida e lucro líquido apurado de R$ 470,4 milhões, o que significou uma rentabilidade sobre o patrimônio líquido da ordem de 10,5%.

Por tudo isso, a COPASA mantém-se posicionada nos mais elevados níveis de governança e sustentabilidade da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros S.A. (BM&FBOVESPA), no Novo Mercado e no ISE BM&FBOVESPA, tendo conquistado importantes reconhecimentos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

A soma de todos esses resultados reforça não somente nossa confiança na organização e no alcance das metas traçadas rumo a excelência empresarial, mas, sobretudo, a confiança e o reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido e pela qualidade e eficiência dos serviços prestados à população em todas as camadas sociais, o que nos leva cada vez mais a envidar esforços no sentido de garantir e renovar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.


João Antônio Fleury Teixeira