PLAY:dois cliques STOP:um clique


Inovar a cada ano, a cada espetáculo, a cada oportunidade de fazer melhorar o que se faz. O desafio de mudar sem perder a identidade move o Grupo Ponto de Partida e inspira a COPASA a buscar, de forma contínua e sistemática, melhorias em seus processos e em sua gestão, aprimorando a cada ano a maneira como trabalha os produtos e serviços que oferece.

Gestão para Excelência

A COPASA utiliza o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), introduzido no país pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e preconizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
 

O Modelo de Excelência da Gestão




O planejamento estratégico, retrata a ênfase dada ao crescimento sustentável, para o qual converge toda a estratégia da Companhia. O compromisso da COPASA com a qualidade de sua gestão está explicitado em sua visão: “ser reconhecida como referencial de excelência empresarial”. (GRI 4.8)


 Mapa Estratégico

Gestão Estratégica: a COPASA utiliza o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de monitoramento dos principais desafios estratégicos, por meio do acompanhamento do desempenho dos indicadores estabelecidos no Sistema de Medição do Desempenho Institucional (SMDI) e dos planos de ação desenvolvidos para assegurar o alcance dos resultados esperados.

O Sistema de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão Empresarial (SADGE) subsidia o processo de avaliação de desempenho das unidades organizacionais, a remuneração variável e o processo de melhoria das práticas de gestão.

Remuneração Variável: a COPASA utiliza um modelo de remuneração variável, aplicada a todas as unidades organizacionais, que recompensa o esforço coletivo dos empregados, caso sejam atingidas as metas definidas para os indicadores de desempenho. Essa remuneração é composta pelos seguintes processos: Gratificação de Desempenho Institucional (GDI), Programa de Participação dos Empregados nos Lucros da Empresa (PL), Gratificação de Desempenho Gerencial (GDG) e Gratificação de Desempenho de Encarregado de Sistema (GDES). (Ver Remuneração por resultados).

Avaliação de Desempenho: o Sistema de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão Empresarial (SADGE) é utilizado para promover e medir o nível de implantação da cultura de excelência na COPASA. Os percentuais de atendimento ao modelo de avaliação da gestão compõem os indicadores Índice de Desenvolvimento do Sistema de Gestão (IDSG) e Gestão das Práticas e Resultados dos Processos (GPRP), que impactam a remuneração variável dos gerentes.


 Gestão do Conhecimento

O conhecimento e experiência do corpo técnico é um dos diferenciais competitivos da Companhia, que incentiva ações para preservar a documentação, a informação, o conhecimento técnico e operacional de seus empregados.

A COPASA estimula o exercício da criatividade da força de trabalho, de forma a melhorar, modificar ou aperfeiçoar processos, instalações e equipamentos, com vistas a garantir um ambiente propício à geração do conhecimento, por meio dos seguintes instrumentos:

Arquivo Técnico: acervo de aproximadamente 185 mil pranchas, composto de plantas, projetos, memórias descritivas, normas técnicas e padrões da COPASA, constituindo uma fonte histórica e técnico-operacional da Companhia.

Biblioteca Corporativa: possibilita aos empregados a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos, a partir de um acervo especializado em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, além de materiais que abrangem áreas administrativas da Empresa. Sua gestão é informatizada permitindo aos empregados realizar a pesquisa do acervo pela intranet. Os pedidos são atendidos diariamente e a média, em 2011, foi de 751 empréstimos/mês. Pela qualidade e abrangência do acervo, composto por aproximadamente 37.250 registros, a Biblioteca tem se firmado como referência municipal e estadual em sua especialidade, atendendo também ao público externo, em especial a pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, além de profissionais de instituições afins.

Grupos de Trabalho: formados por profissionais que apresentam pleno domínio dos assuntos pertinentes ao objetivo do trabalho, a ser desenvolvido e submetido à apreciação da Diretoria Executiva.

Link Tecnologia/Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico: para aprimorar a prática de compartilhamento do conhecimento, consta na intranet o link Tecnologia/Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico que reúne as tecnologias introduzidas e/ou prospectadas, as marcas e as patentes registradas pela COPASA junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Multiplicadores Internos: empregados que atuam como facilitadores e multiplicadores de informações aos demais empregados, visando expandir o conhecimento adquirido e melhorar a execução dos processos.

Pagamento de royalties: para toda e qualquer carta-patente comercializada, o empregado inventor receberá 50% dos royalties incidentes sobre o valor líquido das vendas do objeto licenciado.

Programa de Educação Corporativa (PEC): planejamento anual das ações de educação corporativa, cujas ações são orientadas para as necessidades, metas e alcance dos resultados estabelecidos pela COPASA, sua elaboração é subsidiada pelo Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), com a participação de todas as unidades organizacionais.

Programa Trainee: destinado aos empregados que almejam desenvolver uma visão sistêmica dos processos organizacionais e do modelo de gestão da COPASA. (Ver Oportunidades para Todos).

Sistema de Padronização: estruturado por regulamentos, padrões gerenciais de processo e procedimento operacional; e pelo controle de documentos externos inerentes ao negócio da Empresa (normas, portarias, legislações, entre outros);


Gestão Comercial

Tarifas: os serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto são remunerados sob a forma de tarifas. A política tarifária aplicada pela COPASA é regulamentada pela Agência Reguladora de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG).

As tarifas são diferenciadas segundo as categorias – social, residencial, comercial, industrial e pública - e as faixas de consumo, sendo que a fixação tarifária leva em conta o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária e a preservação dos aspectos sociais dos serviços públicos de saneamento básico operados pela COPASA.

As tarifas são progressivas em relação ao volume faturável, ou seja, quem consome mais, paga mais por litro, do que quem consome menos. Essa política tarifária beneficia a população consciente da necessidade de preservação da natureza, refletindo na educação para o consumo de água (Ver Educação Ambiental).

Seguindo o estabelecido na Resolução Normativa nº 004/11 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), em 2011 a tarifa de esgoto com coleta e tratamento, que era igual a 60% do valor da água, passou a ser equivalente a 75% do valor da tarifa de água aplicado aos usuários com esse tipo de serviço de esgotamento. Em 2012, passará a ser de 90%. A tarifa de esgoto com coleta e sem tratamento passou de 40% para 45% em 2011, e passará para 50% em 2012.

Reajuste Tarifário: os reajustes tarifários são anuais e previamente aprovados e autorizados pela ARSAE-MG. Em 2011, foi aplicado um reajuste tarifário médio de 7,02%, aprovado pela Resolução Normativa 004/2011 ARSAE-MG, de 23 de março de 2011.

Faturamento: a base de clientes da COPASA é diversificada, o que ajuda a reduzir a dependência e a exposição a um determinado cliente ou grupo de clientes. Em 2011, os grandes clientes, aqueles que mantêm contrato específico de demanda de volume, corresponderam a 5,7% do faturamento.

A COPASA trabalha com diferentes ciclos de faturamento, dependendo da variação de tempo entre a leitura do hidrômetro e o vencimento da conta, o que impacta na agilidade da arrecadação. Em 2011, foram aplicados dois tipos de ciclos: em 94% do faturamento, correspondente às localidades com melhor infraestrutura de acesso, foi aplicado o menor ciclo, composto por 13 dias úteis. O maior ciclo, de 20 dias úteis, foi aplicado nas localidades com infraestrutura deficiente de acesso, representando 6% do faturamento.

Inadimplência: a COPASA possui uma política de cobrança que lhe permite ter um dos mais baixos índices de inadimplência entre as empresas de saneamento. O ano de 2011 encerrou-se com o índice de 1,29%, um dos menores do país no setor de saneamento.

Cobrança: a diminuição constante do índice de inadimplência da COPASA nos últimos anos demonstra a eficiência do sistema de cobrança e da política de negociação de débitos com grandes clientes.

A Companhia emitiu, em 2011, uma média mensal de avisos de débito correspondente a, aproximadamente, 19,5% das contas emitidas/mês. A média mensal das suspensões do fornecimento de água executada no período foi de, aproximadamente, 2,6% das contas emitidas/mês.

Medição Individualizada: o sistema de medição individualizada pode ser implantado em condomínios pertencentes a qualquer categoria de uso residencial, comercial, industrial, pública ou mista. No condomínio que opta pela medição individualizada é instalado um hidrômetro principal, coletivo e hidrômetros individuais, correspondentes à quantidade de unidades existentes. A leitura pode ser feita de forma visual ou remota dependendo do modelo implantado pelo condomínio. Em 2011, a COPASA implantou a medição individualizada em 52 condomínios.


Sistema de Gestão Estatística do Parque de Hidrômetros (SIGEPH)

A COPASA implantou um sistema informatizado para análise, por técnicas estatísticas, de bancos de dados específicos referentes aos hidrômetros instalados.

O sistema foi desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais. São armazenados 24 meses de dados referentes ao hidrômetro que permitem obter indicadores de desempenho relativos à idade do parque, necessidade de redimensionamento, resultados dos impactos resultantes da substituição de hidrômetros, os motivos de movimentação de hidrômetros mais relevantes, além de permitir inferências acerca do desempenho dos medidores e de possíveis fraudes e violações.

O SIGEPH está inserido no contexto do Programa de Melhoria de Qualidade da Micromedição (PMQM), constituído por um conjunto de ações voltadas para a gestão do parque de hidrômetros da COPASA, entre elas a manutenção preventiva dos medidores e a substituição de hidrômetros que apresentam baixo desempenho de medição do volume consumido pelos clientes. O hidrômetro é um produto sujeito à legislação de Metrologia Legal (Portaria INMETRO 246, de 17 de outubro de 2000), que prevê que “As verificações periódicas são efetuadas nos hidrômetros em uso, em intervalos estabelecidos pelo INMETRO, não superiores a 5 anos”. O PMQM contemplará os seguintes aspectos:

- substituição de hidrômetros por idade;
- redimensionamento e modernização do parque de medidores;
- atendimento a demandas do Programa de Redução de Perdas de Água (PRPA);
- grandes consumidores;
- medidores especiais para pesquisas, praças e jardins.


Sistemas de Gestão Certificados

O Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório Central, situado em Belo Horizonte, e o Sistema de Atendimento Integrado (SATI) da unidade operacional do Município de Araxá possuem Certificação ISO 9001:2008, ambos auditados pela British Standards Institution (BSI). Essa certificação atesta que os produtos e serviços atendem a rígidos padrões de qualidade e especificações precisas.

O Laboratório Central da COPASA possui a certificação ISO 9001:2000 desde o ano 2000. Desde então, vem revalidando-a semestralmente, na versão ISO 9001:2008 tendo a última revalidação sido obtida em dezembro de 2011. Também em dezembro de 2011, uma auditoria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) visitou o Laboratório Central para verificar a aderência dos procedimentos, adotados pela unidade em conformidade com os requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. Essa reavaliação faz parte do processo contínuo de manutenção da acreditação inicial obtida pelo Laboratório junto ao INMETRO em janeiro de 2010, que proporcionou a obtenção do Certificado de Acreditação n° CRL 0474. O certificado constitui a expressão formal do reconhecimento da competência técnica do Laboratório Central para realizar ensaios em amostras de águas e esgotos, atendendo à Deliberação Normativa 167/11, do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) e à Portaria  2.914/11, do Ministério da Saúde, que substituiu a Portaria 518/04.

O Laboratório de Hidrometria da COPASA obteve, em fevereiro de 2009, certificação específica do INMETRO como Posto de Ensaio Autorizado (PEA), sob o número PMG-68, em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Portaria INMETRO 066/00. Essa certificação, publicada por meio da Portaria INMETRO 072/09, comprova e assegura o reconhecimento da capacidade e competência do Laboratório de Hidrometria em realizar as atividades metrológicas prescritas para a recuperação, montagem e verificação de hidrômetros. Esse Laboratório é dotado de estrutura moderna, com equipamentos de última geração e processos de controle das atividades e do rastreamento dos resultados totalmente informatizados, o que assegura a qualidade e a confiabilidade dos serviços realizados, dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Visando consolidar seu reconhecimento como unidade de excelência em sua linha de atuação, o Laboratório de Hidrometria está implementando seu sistema de gestão da qualidade, nos moldes estabelecidos pelos mais rigorosos requisitos técnicos e gerenciais, buscando evidenciar sua competência na execução das atividades e na geração de resultados tecnicamente válidos e reconhecidos pelo INMETRO. Em dezembro de 2011, por meio de auditoria, o Laboratório de Hidrometria foi recomendado ao INMETRO para acreditação pela norma NBR ISO/IEC 17025:2005, comprovando a padronização e harmonização dos serviços realizados, a nível internacional, e aumentando a confiabilidade dos resultados obtidos.

 

PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

A COPASA investe na busca de tecnologias alternativas para solução de problemas relativos ao abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. As iniciativas envolvem constantes pesquisas que representam uma enorme contribuição para a melhoria dos processos e métodos da Companhia, resultando em melhores condições de saúde da população.

Visando melhorar a disseminação do conhecimento e da aplicação dessas soluções, foi disponibilizado na intranet um link específico para o assunto, que além de difundir as tecnologias e metodologias em toda a Empresa, permite a análise do custo/benefício do seu desenvolvimento e a reativação da carteira de projetos como base para realização de pesquisas e/ou prospecções de novas tecnologias e metodologias.

Projetos de Automação: a COPASA investe em sistemas de automação de processos de tratamento e distribuição de água e tratamento de esgotos, como forma de alavancar seu desenvolvimento tecnológico, otimizar os processos operacionais e reduzir custos. No âmbito do Sistema de Gerenciamento da Manutenção Eletromecânica (SIGMA), em 2011, destacaram-se a melhoria da solução de coletores de dados no município de Varginha, com o dimensionamento das equipes de manutenção eletromecânica; a reavaliação e proposição de melhorias nas instalações de setores de manutenção eletromecânica de distritos operacionais, possibilitando a reestruturação de suas equipes e oficinas para a execução adequada dos serviços eletromecânicos. Em 2011 foram celebrados 23 contratos de obras de telecomando e dois contratos de obras de automação, e oito projetos encontram-se em fase de elaboração.

Alguns destaques na inovação e prospecção:




 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A COPASA mantém uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), composta por equipamentos dimensionados e configurados para atender as localidades onde a Empresa presta serviços no Estado de Minas Gerais, possibilitando maior integração, segurança dos dados e agilidade nos processos. Por meio do site da COPASA, www.copasa.com.br, os clientes e o público em geral têm acesso aos diversos serviços prestados pela Companhia.

Em 2011, a COPASA iniciou a construção de um novo centro de dados, projetado de acordo com as melhores práticas mundiais de mercado, com o objetivo de aumentar a segurança e a disponibilidade dos sistemas de informação da Empresa, tais como:

Balanced Scorecard (BSC): possibilita o acompanhamento dos resultados dos indicadores estratégicos e operacionais, metas, referenciais comparativos internos e o desempenho dos planos de ação elaborados pelas unidades organizacionais.

Enterprise Resource Planning (ERP): sistema de gestão das práticas relativas às finanças, contabilidade, controladoria, licitação, suprimentos, compra eletrônica, recursos humanos, manutenção de ativos, gerenciamento de crises, manutenção e gestão da frota, portal de autoatendimento e empreendimentos.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED): possibilita a gestão, controle, armazenamento, compartilhamento e recuperação dos documentos elaborados na COPASA.
Intranet: possibilita a publicação de conteúdos, sites das unidades organizacionais, comunicação e aplicativos para toda a COPASA.

Sistema Comercial (SICOM): possibilita o controle e o acompanhamento dos processos comerciais da COPASA, tais como medição, faturamento, arrecadação, cobrança, dentre outros. O Faturamento Móvel, subsistema do SICOM implantado em 2003, faz o controle da leitura, faturamento e emissão de conta on line para os clientes. Essa tecnologia foi pioneira no Brasil e desenvolvida por técnicos da Empresa.

Sistema de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão Empresarial (SADGE e SADGE Unidade): permite a gestão das práticas gerenciais de acordo com os critérios que avaliam a adoção dos fundamentos da excelência, estabelecidos na metodologia do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). O sistema foi desenvolvido com o conhecimento e recursos tecnológicos internos.

Sistema de Controle de Energia Elétrica (SICOE): permite o controle e a gestão dos gastos com energia elétrica.

Sistema de Controle de Qualidade de Água (SICQA): possibilita o controle das análises e resultados de qualidade de água feitos pelos laboratórios da COPASA, atendendo legislação específica e órgãos reguladores.

Sistema de Controle e Produção de Água (SICPA): torna possível o controle das medições feitas nas estações de tratamento de água, inclusive monitorando a qualidade da água tratada e o volume produzido.

Sistema de Geoprocessamento (CopaGIS): Geographic Information System (GIS), permite capturar, modelar, manipular, recuperar, consultar e analisar dados geograficamente referenciados. Disponibiliza, em ambiente web, os dados relativos aos cadastros de mapeamento urbano, redes de água e esgoto, gerenciamento de projetos, controle de interrupções no abastecimento, clientes e serviços operacionais.

Sistema de Telemetria, Telemedição e Telecomando (3T): permite o monitoramento à distância, em tempo real, o abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte, possibilitando a medição e transporte de dados operacionais.

WEB-Energy: sistema de informações on line do uso da energia elétrica. Permite consultar, em tempo real, informações sobre consumo, demanda e eventuais oportunidades de economia das 50 unidades mais representativas da despesa mensal com energia elétrica da Empresa.

GESTÃO E ESTRATÉGIA

Propriedade Intelectual

A COPASA possui 21 cartas patentes (entre marcas e modelos de utilidade), 40 marcas e oito softwares, inclusive o sistema de leitura e faturamento em tempo real com impressão simultânea de fatura, depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e é titular de direitos sobre processos de registro de marca no INPI, incluindo o registro das marcas COPASA, COPASA MG, Pipimóvel e COPASA - Águas Minerais de Minas. Possui, ainda, registro de desenho industrial do selo informativo autoadesivo para suspensão temporária de fornecimentos de serviços públicos.

 
Artefatos que já receberam a Carta Patente:

  • Disposição construtiva aplicada a tubo com furo vincado para derivação - MU7901013-0.
  • Disposições construtivas aplicadas a canaletas vincadas para redes de esgotos e despejos industriais - MU8000076-2.
  • Disposições construtivas aplicadas a fundo de caixas de inspeção de poços de visita - PI9603293-6.
  • Disposições construtivas aplicadas a Selim cerâmico cônico - PI9302133-6.
  • Dispositivo de retirada de tampão em poço de visita e caixa de manobra – saca tampão - PI9302134-8.
  • Meio filtrante constituído de uma mistura de minério oxidado de manganês e rejeito da concentração de minérios para o tratamento de água de abastecimento público industrial – dióxido de manganês - PI9300779-5.
  • Processo para execução de junta elástica de topo em redes coletoras de esgotos sanitários, pluviais e de água residuais industriais – junta elástica - PI0006683-4.

Inventos em processo de análise no INPI:

  • Adensador mecânico de disco - MU8503051-1.
  • Bolsa recartilhada aplicada a conexões plásticas - PI0300571-2.
  • Caixa Pré Moldada para Hidrômetros de 1,5 m3/h ou 3,0 m3/h no Passeio - Protocolo Provisório 14100003407.
  • Derivador de ligações prediais de água - PI0402620-9.
  • Disposição introduzida em equipamento para recomposição asfáltica e tapa buracos - MU8902066-9.
  • Disposição introduzida em estação móvel para tratamento de esgoto - MU8803202-7.
  • Dispositivo portátil para confecção de bolsas em tubos PVC - PI0406115-2.
  • Dosador por saturação de multicâmaras - DSM - MU8003208-7.
  • Equipamento para tratamento preliminar em elevatórias de esgoto - Protocolo Provisório 14000029696.
  • Módulos de decantação laminar de ultra eficiência - PI0106517-3.
  • Processo para execução de ligação predial de água em pavimentos e serra circular cortadora de piso - microvala - PI0504798-6.
  • Processo para execução de ligação predial em pavimentos e serra circular cortadora de piso PI0705660-5.
  • Selo informativo autoadesivo para suspensão temporária de fornecimento de serviços públicos - DI5400603-1 (Certificado de Registro - Desenho Industrial).
  • Tampão de duplo apoio - PI0200973-0.

Marcas Registradas no INPI:

  • Água Real - classes 32, 35 e 42.
  • Araxá - classe 32.
  • Cambuquira - classe 32.
  • Caxambu - classe 32.
  • Caxambu Gourmet - classes 32, 35 e 42.
  • Confiágua - Água Confiável - classes 32, 35 e 42.
  • COPASA - Águas Minerais de Minas - classes 32, 35 e 42.
  • COPASA - Borda arredondada azul - classes 32 e 42.
  • COPASA - Borda azul - classe 40.
  • COPASA - classes 32, 35, 37, 39, 40, 42 e 44.
  • Lambari - classe 32.
  • Leitura de medidores em tempo real.
  • Marca i - classes 32, 35 e 42.
  • Pipimóvel - classes 07 e 11.
  • Projeto Vida no Vale - classe 40.
  • PRPA - classe 40.
  • SATI COPASA MG - classe 35.
  • SICOE - classe 35.
  • SIGMA COPASA MG - classe 37.
  • SPA - Saúde pela Água - classes 32, 35 e 42.

Programas para Computadores (softwares) registrados no INPI:

  • Compra eletrônica.
  • ANGGELOS - Sistema de envio automático de mensagens eletrônicas.
  • SIAGO - Sistema de Informações de Apoio a Gestão Operacional.
  • SICOE - Sistema de Informações para o Controle de Energia Elétrica.
  • TELECOPASA - Sistema de Controle de Telefonia.
  • Sistema de Leitura e faturamento em tempo real com Impressão simultânea da nota fiscal fatura.
  • XGD - Gerenciador de Diretórios UNIX.
  • SIACOS - Sistema de Informações, Acompanhamento e Controle Operacional.

Ativos Intangíveis

A Política de Comunicação Social é um dos destaques do planejamento estratégico da COPASA, preceituando e valorizando a promoção de uma comunicação clara, eficiente e transparente com todos os públicos. Essa política com foco estratégico possibilita a criação de alguns ativos intangíveis, conforme apresentado no quadro a seguir.

Os ativos intangíveis respondem por uma parcela significativa do valor da COPASA - capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes, franquias, domínios de internet, softwares - e pela credibilidade adquirida no mercado, entre outros.